Como eu escolhi o nome Vitta?

Tanta, mas tanta gente já me fez essa pergunta, que eu não sei porque ainda não tinha feito um post sobre esse assunto, rs. Na verdade eu até acho que sei, é porque eu realmente não tenho muito o que contar sobre isso, mas vale matar a curiosidade, né? Quando eu engravidei da Vitta, não tinha nenhum nome em mente, nem se fosse menino, nem se fosse menina. Aos poucos começaram a vir algumas ideias, e todas elas sempre rodavam o universo feminino. Na época da Vitta os nomes italianos estavam em alta, e eu achava vários lindos, como Valentina por exemplo. Mas também gostava de alguns mais comuns como Maria, Luiza, Lara e Helena. Eu não criei muita expectativa antes de ter certeza do sexo, porque não queria começar me decepcionando caso fosse menino e eu tivesse escolhido um nome de menina.

Perto dos 5 meses de gravidez tivemos a confirmação que seria menina. Nossas famílias e amigos começaram a sugerir vários nomes, daí o bixo pegou, rs! Quanto mais as pessoas me falavam nomes, mais confusa eu ficava. E sempre usava a resposta: eu acho lindo, mas quero algo diferente! Eis que assim, do dia pra noite, surgiu o nome Vitta na minha cabeça. Parece que ele veio pronto, na verdade eu acho que algum dia devo ter visto esse nome em algum lugar, e ficou no meu subconsciente, de tão lindo que achei. Até hoje eu não sei de onde veio, ou de quem veio, só sei que já estava ali na minha cabeça (eu não conheço nenhuma Vitta mais velha que a minha). No começo confesso que sofri um pouco, desde o pai dela até os meus pais, ninguém gostou muito do nome, a grande maioria achou estranho.

Porém eu não dei muitas opções pra eles, eu queria Vitta e ponto. Tentaram me seduzir com outros nomes -tão lindos quanto- mas eu sabia que aquele mini ser que estava na minha barriga, era a Vitta. Com o nome já decidido por mim (e só por mim até então), todo mundo começou a gostar, aos pouquinhos. Claro que eu usei vários argumentos convincentes na época, mas o encanto do nome, conquistou em alguns meses. Quando ela nasceu e até o primeiro ano, a estranheza de quem perguntava o nome dela era constante: -Rita? Evita? Lita? As pessoas ouviam de tudo, menos Vitta. E sempre foi assim: ou se apaixonam pelo nome, ou só me dizem: que diferente! Bom, pra mim não importa, e acho que nem pra ela. Rs.

Hoje em dia já conheço algumas Vitta´s, todas mais novas que a minha, e todas eu sei que conheceram o nome através da minha Vivi (se tem alguma Vitta por aí me conta nos comentários!). Confesso que ainda me soa um pouco estranho, porque não cruzo com nenhuma Vitta no mercado nem no Facebook, mas aos poucos vou me acostumando. Eu acredito que nenhum nome seja escolhido em vão, e hoje eu vejo claramente o quanto o nome Vitta tem significado na vida das nossas famílias, e na dela mais ainda. Eu engravidei cedo e de surpresa (isso é assunto pra outro post), e por muitas vezes achei que a vida tinha me dado uma rasteira. Mas a Vida da Vitta, veio para me provar o quando a minha Vida poderia ser ainda melhor e diferente, assim como o nome dela.

nomes para menina nome de menina nome para bebe menina nome diferente vitta girl name Ps 1: esse balões faziam parte da decoração do 1º ano da Vitta.

Ps 2: outro dia faço um post contando sobre o nome da Martina.

Anúncios

17 pensamentos sobre “Como eu escolhi o nome Vitta?

  1. Suh, que legal ler sobre o significado do nome da Vitta! Pra falar a verdade, nunca pensei em perguntar o porquê, pois um dos aspectos lindos dele é que a explicação me soa literal e tocante. Também é um nome curto, de fácil pronúncia e diferente ao mesmo tempo, o que idealizo para quando tiver filhos.

    Não conheço outra Vitta, e lembro que a primeira vez que li sobre a sua filhota aqui no blog pensei no quanto ficamos dentro da caixa quando o assunto é “nome de bebê”. Se formos analisar outras palavras, expressões e seus significados, certamente novos nomes especiais como o da Vitta surgirão!

    Ps.: Acho bem comum a família estranhar um nome escolhido pela mamãe, mas é incrível como o tempo e a quantidade de vezes em que ele é pronunciado o deixam familiar. Hoje se você perguntar pra eles, aposto que todos concordarão que ela tem uma cara de Vitta! rs

  2. Que lindo. Amei. Co gesso q tbm estranhei o nome quando vi a primeira vez achei q fosse apelido mas depois vi q tinha muito dela, foi um nome especialmente peã ela.

  3. Acho lindo o nome da Vitta!! Minha filha vai se chamar Malu (ela ta na barriga) e já sofro as mesmas perguntas hehehe

    Tem um post contando da decoração do aniversário e onde fizesse os balões lindooos?

  4. Esse nome é realmente lindo e Linda história Suh, é bem parecida com a minha… Tbm queria um nome diferente, e a primeira vez que escutei Agnes foi paixão à primeira escutada, fiquei encantada por aquele nome forte e que soou tão bem nos meus ouvidos, depois vi o filme meu malvado favorito e tinha aquela menina super fofa com esse nome, dai tive certeza que seria a minha Agnes Helena, muitos tbm não gostaram no início até se acostumar… Bjuss pra essas 3 princesas

  5. Esse nome é lindo! E lembro até hj do post com as fotos da festa de um ano dela, eu babei muito na decoracao linda e na escolha da cor, super inusitada!
    Suh! Tbm to gravida e foi no susto. Faz um post sobre isso? Acho que nossas dúvidas e medos são os mesmos!
    Beijos

  6. Já estava pensando, ao terminar de ler, vou perguntar sobre o da Martina ^^
    Desde que conheci o blog acho o nome da Vitta encantador e sempre pensei que fosse Vida, vindo do italiano, o que achava super bacana. Mas por fim a historia real me surpreendeu ainda mais!
    Estou gravida, pela segunda vez, e estamos perto de descobrir o sexo, por mim esse nome é um forte canditado, só que dessa vez é o pai que quer ter vantagens em escolher já que o primeiro eu é que escolhi e como vc foi tal nome e ponto rs!
    Parabéns, a Vitta é linda e esse nome era para ser dela

  7. Olá Suh!! 🙂
    Sigo o seu blog diariamente e gosto imenso. Cada dia me identifico mais. Gosto imenso da maneira como aborda os vários temas, portanto parabens e continuação!!!!
    Em relação ao nome da minha filha, tenho o mesmo problema!! A minha filha é Maria Mel… Nós chamamos apenas Mel, e quando digo o nome, nunca ninguem entende Mel!!! Acham sempre que é Amélia, ou outra coisa qualquer!!!! Ah, sou de Portugal 😉 e por cá, não é um nome habitual.
    Um grande beijinho, gosto muito de si e do seu blog!! Beijo nas meninas**

  8. Oi Suh! Eu acompanho seu blog há algum tempo e nunca comentei nada, mas um dos motivos que fez com que eu me interessasse por vcs foi exatamente o nome da Vitta que eu acho maravilhoso! Comecei a seguir vcs e nem sonhava em ser mãe, hj sou mãe da Anabella que está com 2 meses e cogitei chamá-la de Vitta, rs! Nome de criança é um assunto que rende e eu tb queria algo diferente, único e especial! Bjs

  9. Pingback: Como eu escolhi o nome Martina? |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s