O quarto do seu filho tem a cara dele?

Eu me lembro perfeitamente bem que quando era criança, sonhava em ter um banco grudado na minha janela, tipo daqueles filmes americanos onde se senta para ler um livro ou olhar as estrelas, sabe? Como a janela do meu quarto sempre foi alta não conseguimos fazer, mas o desejo continua guardado aqui dentro -pra um dia quem sabe- renascer! Como eu sempre gostei de customizar minhas roupas, fazia o mesmo com o meu quarto; eram luzes diferentes, recortes de revistas, fotos na penteadeira, tapetes de pêlo e almofadas bacanas. Tenho certeza que a liberdade que eu tinha, tornava aquele espaço ainda mais especial e lúdico, ali era o meu mundo e ali estavam as minhas coisas, foi ali que eu sonhei ser… eu!

E é exatamente essa a importância que a liberdade assistida dentro de casa -principalmente no quarto- produz na cabeça durante o amadurecimento da criança. Quanto mais a criança realizar seus desejos dentro do seu espaço, mais criativa ela irá se tornar. Quanto mais a criança puder expressar o seu gosto dentro do seu quarto, mais identidade ela irá criar podendo amadurecer ainda mais os seus sentimentos, seus desejos e suas conquistas. Quem não ama relaxar e sonhar dentro de um quadrado pra chamar de seu? Ter liberdade e sentir-se segura aumenta muito a auto estima da criança e ainda promove certezas e auto conhecimento que livro nenhum ensina, vai muito além do que está em nossas mãos para ensinarmos; a criança precisa aprender sozinha.

Aqui em casa a Vitta já tem algumas liberdades de escolha; ela muda o lugar das roupas no armário, escolhe a cor da roupa de cama, seleciona os brinquedos que ficam nas estantes (que são os preferidos dela) e pode se fantasiar do que quiser dentro de casa; com o acordo de que quando tivermos um compromisso, ela aceitará vestir o que eu sugerir, ou podemos ainda escolher juntas entre o que fica de acordo com a ocasião. Esse nosso trato facilitou muito o dia a dia, dificilmente ela reclama na hora de trocar de roupa, pois sabe que amanhã ou depois de amanhã, ela poderá novamente ser a Branca de Neve. E é exatamente isso que a criança precisa para ser feliz: confiança em si mesma, e confiança em que está ao seu lado: você!

blog vittamina decor infantil kids decor room estante de quarto de menina baby alive my little ponney peppa pig

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s