O que as crianças acham da Homossexualidade?

Uma dúvida e uma pergunta frequente na cabeça de muitas mamães é: como explicar para os pequenos o que é homossexualidade? Conforme eles vão crescendo começam a observar as pessoas e seus comportamentos em todos os lugares, e acabam nos questionando. Tudo começa dentro de casa, e a quebra do preconceito vem dos pais, que precisam sentar e explicar. Se a criança tem papai e mamãe que namora, quando veem titia e titia que namoram, naturalmente irão perceber algo novo. E é nessa hora que entramos para explicar as diferenças, para explicar as igualdades e para explicar o amor.

A Vitta é uma criança super ativa e observadora, qualquer situação fora do que ela já viu um dia, me questiona e me aborda sobre o assunto. Eu sento e converso, e sempre reforço no pensamento dela que as pessoas são diferentes e que precisamos respeitar todas elas da maneira que são. Tem pessoas loiras, morenas, altas, baixas, magrinhas, gordinhas, e também tem titia que gosta de titia e titio que gosta de titio. Com 4 anos ela ainda não entende perfeitamente o que significa namorar, mas ela já sabe que as pessoas podem e tem o direito de gostar de quem quiser.

Confesso que demorei um dia inteiro pra escrever esse post, com medo de colocar alguma palavra no lugar errado, porque hoje em dia infelizmente muitas pessoas interpretam as coisas como querem. Mas acho de extrema importância nós, mamães e papais, que temos total influência na crianção de nossos filhos, tratarmos esse assunto com naturalidade desde cedo. O que eles vivem em casa, eles irão viver no mundo, e o respeito, a igualdade e a educação são sementinhas que precisamos plantar todos os dias.

Achei um vídeo bem fofo, do canal das Bee, onde a Ana Clara de 8 anos e o Guilherme de 6 anos respondem algumas perguntas sobre amor, sexualidade e comportamento. Quando eles são abordados sobre a tia que namora outra mulher, a reposta do questionamento é simples: não tem diferença nenhuma. Eu tenho certeza que crianças não nascem com preconceito (seja ele de qualquer espécie), elas o adquirem da forma mais injusta e dura: o exemplo.

Anúncios

2 pensamentos sobre “O que as crianças acham da Homossexualidade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s