Você sabia que a Coca Cola difundiu o Papai Noel?

Oiii meninas! Eu estava pesquisando agora mesmo na Internet sobre o Dia de São Nicolau, o famoso dia de colocar o sapatinho na janela, muitas pessoas falam que é dia 5 de Dezembro, e muitas falam que é dia 6. De fato existe esse conflito de dias, cada país adotou o seu dia. E já que estava pesquisando sobre São Nicolau, resolvi ir à fundo na História dele, é bem interessante!

São Nicolau foi bispo da cidade de Mira, no antigo reino de Lícia (na atual Turquia) e ficou conhecido devido a sua imensa generosidade com crianças e pobres, e graças aos milagres que lhe foram atribuídos, foi santificado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus.

Diferentemente do que se imagina, este ícone de bondade é quem realmente é considerado o verdadeiro Papai Noel. Sem barriga rechonchuda, roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho das noites de Natal era alto, esbelto, e vestia um tipo de batina branca.

A lenda do sapatinho na janela conta que três moças não poderiam se casar porque seu pai não tinha condições de pagar seus dotes, na época, indispensáveis. Assim, a sorte das moças estava entre a escravidão ou prostituição. São Nicolau, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam secando junto ao fogo da lareira. Por isso é tão comum as meias penduradas na lareira em regiões frias, ou o sapatinho na janela para quem mora em regiões quentes.

natalp4

Já a história do Papai Noel foi criada algum tempo depois. As histórias são um pouco confusas, e a figura era um pouco diferente do que é hoje, mas tudo indica que começou em 1.822 com um poema chamado Uma visita de São Nicolau. Logo depois a revista Harpers Weeklys fez uma ilustração do bom velhinho com algumas características tradicionais.

Mas quem realmente lançou para o mundo o Papai Noel foi a Coca Cola. Para incentivar a venda do refrigerante no inverno em 1.931, a marca fez uma grande campanha de marketing com o tradicional e maravilhoso Papai Noel, moldado totalmente por eles. Dizem ainda que as cores de sua roupa são as mesmas do refrigerante graças à sua autoria.

coca-cola-santa

com coca cola historia do papai noelcoca-cola-e-papai-noel historia do papai noel historia do natalEu sou fã do Natal, acho uma das festas mais lindas, um momento importante para reunir a família e comemorar o ano que todos passaram juntos, agradecer pelos momentos bons e deixar para trás os momentos ruins. O Papai Noel é uma figura mágica para as crianças, viver a fantasia e ansiedade para vê-lo deixa o mundo mais colorido e encantado! Os presentes são apenas um complemento da ceia, independente do valor que cada família possa gastar, o importante mesmo é a união e o amor entre todos!

papai noel lendo carta natalBeijos!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s