Porque não dar leite de vaca para bebês?

Sabe que quando falamos sobre filhos, formar e dar opinião é sempre uma coisa complicada, pois cada mãe sempre acha que sabe o que é melhor para seu pequeno. Por isso resolvi fazer esse post como uma forma de alerta e até de ajuda para muitas mamães. Sabemos que por diversos motivos muitas mães não conseguem amamentar, e sabemos também que muitas mulheres com poder econômico reduzido acabam se rendendo e dando para leite de vaca para seus bebês (de até 12 meses). Acreditem , eu vejo muitas, mas muuuuitas mães falando o seguinte: -Eu dei leite de vaca e meu filho cresceu forte e saudável! Muitas dessas mães podem comprar fórmulas, mas acabam usando a receita antiga. Realmente, muitos estudos são recentes, principalmente no mundo infantil, por isso quanto mais informações tivermos, mais saudáveis verdadeiramente serão nossos filhos, saudáveis fisicamente e psicologicamente também!

Basta reduzir o pensamento à isto: leite humano serve para bebês humanos e leite de vaca serve para bezerros. Um bebê nasce em média com 3kg, um bezerro nasce em média com 30kg. Fica claro que humanos e vacas produzem leites com diferentes objetivos, né? Leite de vaca não mata bebês, mas pode prejudicar drasticamente o organismo deles. Vocês sabiam que o bebê não possui capacidade gástrica para digerir a proteína chamada betalactoglobulina? Essa é uma proteína que não existe em leite humano e é comprovadamente a mais alergênica do leite de vaca para o ser humano, principalmente por não termos enzimas que digerem esta proteína, por isso a predisposição à aparecer alergia. Falando ainda em proteína, o leite integral possui 3X mais proteína que o leite humano, acidificando o pH sanguíneo, o que sobrecarrega os rins se for consumido em grande escala.

Como foi feito para bezerros e não bebês, o leite integral pode causar deficiência de cobre, zinco, vitamina A, C, E, ácido fólico e gorduras essenciais (ômega 3 e ômega 6). Indo mais à fundo podemos falar da baixa ingestão do ácido linoléico, que é essencial para o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central do bebê. O leite de vaca possui ainda fatores imunológicos que não funcionam para bebês, já o leite materno possui fatores de defesa: antimicrobianos, anti-inflamatórios, imunomoduladores e leucócitos. Em palavras mais simples; isso significa que diminui ou afasta o risco de inflamações, infecções, alergias ou intolerâncias ao próprio leite.

Essas são as características mais fortes que diferem os leites, mas se formos mais à fundo, a lista é grande e chega a ser assustadora! Então para resumir: o leite de vaca é perfeito em minerais, gorduras e proteínas para o bezerro, e o leite humano é perfeito para bebês, por isso ele é o primeiro da lista quando falamos em alimentos mais completos do mundo! Mamães que podem e conseguem, não deixem de amamentar, pelo menos até 1 ano, leite materno é o maior presente que podemos oferecer para nossos filhos! Já para as outras mães que não deixam de ser “mais mãe” por não conseguir ou não poder amamentar, usem fórmula infantil! Elas são as únicas indicadas para bebês, e as que mais se aproximam do alimento completo e saudável que o bebê precisa!

angelina jolie amamentando

Anúncios

4 pensamentos sobre “Porque não dar leite de vaca para bebês?

  1. É, Suh, eu já sabia disso! E amamentei meus 2 pimpolhos até 1 ano de idade e são crianças lindas, felizes e muito saudáveis. Vale a pena disseminar essa informação. Assino embaixo!

  2. Pingback: Aniversário Real- Princesa Cisne! |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s