Por um mundo com menos crianças vestidas de boneca!

Em um mundo onde o Fashion Kids tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, uma coisa é super comum de ver se você usar a hashtag #fashionkids; crianças vestidas de bonecas. Calças apertadas demais, sapatos desconfortáveis, acessórios de cabelos que pesam, vestidos longos, excesso de acessórios, maquiagens, esmalte vermelho.. até onde vai o bom sendo na hora de vestir uma criança? Desde quando criança bem vestida tem que parecer adulto? É cientificamente comprovado: criança que se sente bem fisicamente se desenvolve melhor.

É claro que toda pessoa que vai comprar uma roupa para uma criança analisa a beleza em primeiro lugar, assim como eu. Mas meu pré requisito para trazer uma roupa para casa é o conforto. Roupa que não estica, difícil de colocar, que pica, que aperta, roupa pesada ou dura eu não quero nem pra mim! Se você analisar bem grandes marcas internacionais que comandam o mercado da Moda no mundo e que tem a linha Kids, você vai perceber claramente que o menos é mais.

E eu ainda acredito em algo mais que apenas o visual. Conforme vai crescendo a criança já começa a se entender e se conhecer, e assim formando seu próprio estilo e opina sobre suas roupas. Uma função importante da mãe é começar à conhecer o estilo do seu filhote, tem menina por exemplo que odeia rosa. É importante deixar a criança se sentir à vontade e deixá-la ajudar a escolher a roupa. Muitos pequenos sentem vergonha em usar determinadas peças. E isso pode em casos mais graves, ser até traumatizante. Quem não lembra de ser obrigado a usar uma roupa que odiava quando era criança?

Algumas outras situações são até fofas, para quem ainda não é mãe, com certeza não imagina como funciona. Meninas amam maquiagem e esmalte, isso é fato. Não acho que seja proibido usar esse tipo de coisa, até porque a criança (menina) se espelha na mãe e quer seguir o exemplo, mas tudo com limites. Brincar um domingo a tarde de fazer penteados, pintar a unha, se vestir de princesa e se maquiar tudo bem, é uma diversão. Além de mexer com a criatividade e com o mundo lúdico que toda criança tem na cabeça. Mas fazer disso rotina e achar que seja normal, é feio e perigoso.

Esse é um ótimo ponto de partida para ensinar que para cada situação existe um momento certo, e que é preciso sim saber esperar até que ele chegue. Eu acredito em um mundo com crianças mais saudáveis, que comem melancia com a mão e pintam as bonecas com canetinhas. Acredito que uma criança precisa de pouco para ser feliz. Acredito também que a linha do “está parecendo uma princesa” fica à um passo do excesso e do exagero. Como uma criança que pula e corre vai usar salto alto? Como uma criança que esfrega os olhos várias vezes durante o dia vai usar rímel pra ir pra aula? Essa é a hora de dizer: mais amor para seus filhos, por favor.

Vogue-Enfants-3

Anúncios

4 pensamentos sobre “Por um mundo com menos crianças vestidas de boneca!

  1. Republicou isso em k & s Clube comentado:
    Pessoal , compartilho com vocês o texto da querida Suh Riediger (a mãe da Vitta). Ela publicou um texto admirável no seu blog, eu como autora de um blog de moda para crianças penso exatamente assim e já até publiquei um texto aqui mesmo sobre este assunto. Recomendo a leitura e o blog! 😉

  2. Penso a mesma coisa, eu vejo esse site do Fashion Kids e tem criança que fico com dó, parece q nem consegue mexer a cabeça de tão grande q é o acessórios, imagina correr e pular então, sempre vejo o conforto nas roupas da minha filha, principalmente sapatos…..criança tem q ser criança, vai ter muito tempo pra usar roupas de adulto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s