Filhos educados, filhos felizes!

Mamães, tenho certeza que a maior dúvida de todas vocês é exatamente igual a minha: “Será que estou educando minhas filhas certo?”. A resposta dessa pergunta eu tive faz mais ou menos 1 mês, quando li no Blog de uma mãe independente sobre como ela criava os filhos dela. Resumindo o que ela escreveu; na primeira vez que a filha dela vez uma birra porque queria uma coisa e a mãe não achava certo dar a tal coisa, a menina ficou muito triste e chorou muito, logo depois a mãe deu a tal coisa pra menina para vê-la feliz e para que ela parasse de chorar. Fiquei PASMA. E tem mais; ela dizia que não iria pré definir a educação da menina, não iria ensiná-la a pedir desculpas para um amiguinho no parque por exemplo; porque na verdade a menina não estaria pedindo desculpa porque entedia o que era “desculpa”, mas estaria pedindo porque a mãe tinha ensinado ela a ser assim. Resumindo, a mãe queria que a menina aprendesse a pensar sozinha, sem ensiná-la.

Quando eu terminei de ler o post tive certeza que desde que a Vitta nasceu, que depois de ter lido todos os livros que li e continuo lendo, eu confio na educação que dou à elas. Criança que não tem limites e que nunca ouviu um não, nunca será uma pessoa que saberá lidar com os problemas e as dificuldades da vida. Criança que nunca ficou de castigo porque fez uma coisa errada, será uma pessoa que não saberá arcar com as consequências de um ato errado no futuro. Exemplo: ela pode matar alguém e não se sentirá culpada, ela achará que está certa. Sim, podemos usar exemplos desse nível, porque uma criança que não tem limites, não consegue entender a gravidade de suas atitudes erradas, isso porque nunca ninguém lhe ensinou.

Uma criança é um quadro em branco que nós, pais, devemos pintar da melhor maneira. Somos nós que ensinamos o que é certo e errado porque SIM, na nossa vida em sociedade precisamos entender o que é certo e o que é errado fazer. Uma criança criada sem orientações achará que é certo empurrar um amigo no parque porque a mãe não irá dizer que ela não pode fazer isso porque precisa respeitar os amigos, porque o amigo pode se machucar e ainda ficar triste! Precisamos educar nossos filhos à viver em sociedade, à saber dividir, à saber respeitar o espaço dos outros assim como seus sentimentos. Porque é exatamente isso que eles esperam dos outros. Respeite, para ser respeitado. Precisamos ensinar nossos filhos à serem pessoas coerentes em seus pensamentos, pessoas justas e honestas.

Claro que nenhuma criança será 100% educada sempre, porque nem nós somos. Somos pessoas e não robôs. A criança precisar ter espaço para conhecer seus sentimentos, para se magoar, para levar um tapa e saber como reagir, para cair e aprender a levantar. Por mais difícil que isso seja, precisamos entender que nossos filhos são espíritos diferentes de nós, que o cordão umbilical foi cortado no nascimento, e a partir daquele momento, ela é um ser independente que dependerá apenas parte da vida de nós. A criança precisa se conhecer e precisa aprender a ser feliz. Nosso papel é mostrar o caminho certo e deixar que o nosso bem mais precioso, aprenda à caminhar com seus próprios pés.

vitta blog vittamina irmas

Anúncios

7 pensamentos sobre “Filhos educados, filhos felizes!

  1. EDUCAR é um trabalho árduo e contínuo. Não se extingue com meras regras de convivência, mas requer também o exemplo de conduta dos pais e a compreensão pelos filhos das consequências do ato praticado (seja bom ou ruim). ENSINAR os filhos a serem pessoas educadas, gentis e a respeitar o direito do outro é tudo o que o mundo, hoje, está precisando. ACREDITE e PROSSIGA nos seus ensinamentos que só o futuro lhe trará a recompensa. Beijos e boa sorte!

  2. Aqui em casa estou passando por um processo de adaptçao com a Gabi, é a terceira escola que ela estudo, devido ao trabalho do meu marido moramos em vários lugares sempre… Não está sendo fácil, tem dias que eu chego a dar umas palmadinhas nela, e depois passo a noite chorando que acho que não estou sabendo educar… Ela está totalmente rebelde e agitada. ela é agitada por si só mas está mais e mais… irritada.. Não sei se a adaptação nessa escola nova tá sendo mais dificil, a professora tenha outros metodos de ensino, ou tem alguma criança que ela nào está “afinada“ ..
    Agora lançei o ~~campeonato da obediencia~~ … pra ver se anima ela, ela tem muito o espirito de competitora…
    Só sei que está sendo muito muito dificil educar uma menina de 03 anos que já me afronta quando repreendo ela.. !!!

  3. Adorei as Palavras… O texto explica tudo.. Exatamente oque eu penso…
    Tenho duas duas princesas Alanis e a Lavinia… E tem que ter muita paciencia e dar muito amor e carinho para elas… e Ensina-las a Respeitar pois o respeito e Fundamental na Sociedade
    Beijos em vc e nas Suas Princesas… Deus abencoe sua Familia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s