A beleza da liberdade!

Muitas mamães me pedem várias dicas para seus pequenos, sobre roupas, produtos, lojas, comidas, de tudo um pouco… Mas ontem recebi um email de uma mamãe que achei super bacana e que com certeza vale um post! Ela me perguntou como eu educo a Vitta, as liberdades, os limites, os “porques” que eu uso nas situações do dia a dia!!!

Eu engravidei dela bem nova, ainda estava na faculdade, então tive bastante tempo pra curtir a gravidez, e como eu amo ler, comprei muitos livros sobre psicologia infantil para me “enturmar” nesse novo mundo! Tive muita sorte, pois minha gestação foi muito tranquila, o parto também e o crescimento dela igual… A fase mais complexa com certeza está começando agora…

Como todas vocês também fico a-p-a-v-o-r-a-d-a quando vejo esses crimes bárbaros e sem coração na TV e fico pensando: o que eu posso fazer para que meus filhos não se tornem pessoas más dessa maneira??? A minha receita parece simples, mas é só colocando em prática para perceber a complexidade: dar direitos e deveres baseados em caráter. Isso significa fazer a criança entender o que é certo e o que é errado, o que ela pode e o que ela não pode, e principalmente o porque de tudo isso!

Um exemplo simples é este da foto: Posso lamber a massa de bolo? Claro que pode, mas quando acabar você vai direto para o chuveiro sem tocar em nada porque está com as mãos sujas!

São exatamente em pequenos momentos como este que formamos o caráter dos pequenos, e para mim a principal parte para fazê-los tornarem-se adultos confiantes e corretos com o mundo e com os outros vem agora. Saber dar e receber amor!!! Essa é a fórmula para qualquer manha, qualquer dor,  qualquer momento de ausência, qualquer medo e principalmente qualquer hora de deixá-los voar no futuro, afinal:  “os dois maiores presentes que podemos dar aos nossos filhos são raízes e asas”.

E vocês mamães, concordam???
Beijos!!!

Anúncios

16 pensamentos sobre “A beleza da liberdade!

  1. Eu não sou mamãe, rsrsrs… Mas vc me conhece tão bem como ninguém. Eu até arrisco a dizer que sou a pessoa com mais raízes e asas que vc conhece. Fantástico, esse final!

    Meus parabéns, rainha. Tenho certeza que a Vitta vem com tudo pro mundo, e assim será também a mais nova princesa ou príncipe 🙂

    Beijão. Estou com muita saudade de vc! ;*

  2. aaai que lindo Suh, me identifico também, engravidei bem nova e também estava na faculdade (ainda estou) e faço nada mais nada menos que Pedagogia, sou cheia desses livros em casa e pretendo da bastante liberdade pra minha pequena também, com limites é claro mais o que voc~e escreveu esta perfeito! E o que é essa Vitta? meu deus vontade de socar de beijo com esse sorriso sapeca, uuuuuix amo criança 🙂

  3. Nossa Suh pra mim esse foi seu melhor post, também tive meu filho nova, então temos várias dúvidas! Um livro que eu amei e gostei é “Quem ama educa”, acho que esse é o melhor. E parabéns pelo post de hoje! Beijos

  4. Ai que lindo! É isso mesmo, quando tiver o meu ou minha quero ser assim também, e a Vitta aix, sei que sou suspeita, mas ela é demaaaais! Bom findi p/ vcs Suh! Bjoo!

  5. Ai Suh que lindo, esses são os princípios que todos devemos seguir e direcionar os pequeninhos.
    Ainda não sou mamãe, mas adoro ver vc e a Vitta nessas horas de baguncinha, acho o maximo.
    xx e bom find p todas

  6. Mesmo não sendo mãe li e adorei o post. É visível o qto sua filha é feliz, saudável e amada!!!
    Isso prova que limites fazem parte de uma boa eduação. É pequeno que devemos aprender q cada ação tem uma reação/consequência, dessa forma aprendemos a respeitar todos os seres (pessoas, animais, plantas) e seus sentimentos. Ainda pequenos descobrimos que querer nem sempre é poder, que a sua vontande não deve prevalecer sempre. Criar um filho nos dias atuais não me parece fácil quando penso na forma de transmitir valores sem ser rígida ou negligente. Quem escolhe ter um filho dever ser mãe/ pai integralmente e sem desculpas com relação a educação, limites, amor…
    Parece-me que vc está no caminho certo. Felicidades a família!

  7. Estou gravida de 6 meses, e não passa um dia que não me preocupe a educação a ser dada, a este novo serzinho que vem por ai, e valeu muito a dica. Filhos precisam de regras, afinal sabem nada ainda deste mundinho, mas principalmente de muito amor e carinho.

  8. Lindo, me emocionei lendo!! Sou mãe de dois e não é fácil principalmente pq trabalho em período integral, dai sobra pouco tempo e pouca paciência no final do dia, mas a gente sempre se esforça pq por eles tudo é válido!!!
    E todos os dias tento melhorar um pouquinho… e pouco a pouco vou cumprindo minha “missão como mãe” e espero fazer isso muito bem.
    Parabéns p vc q realmente é muito dedica e amorosa e o amor compensa tudo!!!
    Beijos!!!

  9. Parabéns!!!
    Seu Blog é um sucesso!
    Me apaixonei, tanto que coloquei como meu favorito em meu note 🙂
    Todo dia olho as novidades, beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s